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Para os pragmáticos, a relevância das informações resulta da interacção entre os organismos inteligentes e o ambiente, o que leva a pôr em causa os significados invariáveis e as verdades absolutas: as ideias, para o pragmatismo, são meramente provisórias, podendo vir a sofrer alterações a partir de investigações posteriores.
Ao estabelecer o significado das coisas a partir das suas consequências, o pragmatismo tende a ser associado à practicidade e à utilidade. Porém, uma vez mais, esta concepção depende do contexto.
O pensamento educacional pragmático foi sistematizado por John Dewey e teve profundas repercussões no mundo inteiro. A concepção educacional desse educador norte-americano costuma ser alinhada junto ao liberalismo. No entanto. Como sua proposta educaional vai além do liberalismo, ele será tratado junto com a filosofia que ajudou a consolidar.
Referência: ARANHA,Maria Lúcia de Arruda, MARTINS, Maria Helena Pires - Filosofando Introdução a Filosofia – 4. ed. – São Paulo : Moderna, 2009.
A prática da intersubjetividade, produtora de sujeitos capazes de linguagem e de ação, com opinião e vontade formadas de modo a possibilitar liberdade comunicativa, calcada em razões e argumentações justificadas, legítimas, são os pressupostos de qualquer sociedade democrática, essenciais à educação.
ResponderExcluirEdislaine Sabe-se que o estilo pedagogizador limita-se a instruir, reproduzir conhecimento, aplicar técnicas ao aluno, tratado como objeto a ser conhecido e treinado, e que este é o papel da escola na sociedade disciplinar. Já Habermas propõe um modelo calcado na intersubjetividade, mais apto a conduzir para a educação, entendida num sentido construtor de subjetividades emancipadas, criativas, autônomas. Chamamos este modelo de “modelo educacional”.
ResponderExcluirDisponível no site: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=653&dd99=view. Acesso em 14/05/2012.