Filosofia é uma ciência questionadora, que busca incansavelmente o objeto do saber, plena descoberta do inesperado, não se limita a descobertas cientificas, frases e respostas prontas. Quando nos reconhecemos não sabedores das verdades, estamos prontos para imergir num mundo de pesquisa e auto conhecimento.
A sua preocupação está voltada há uma verdade maior, uma verdade que transcende os limites da razão humana, à qual somos instigados a buscar constantemente, essa busca e essa verdade não são finitas.
A Filosofia de vida nos faz refletir sobre o que é melhor para nós e para o meio em que vivemos. Diante de determinadas situações, a reflexão filosófica nos ajuda para fazermos a melhor escolha, a opção mais eficaz. Deve haver um equilíbrio entre razão e emoção. Quando usamos só a razão nos tornamos insensíveis diante de muitas realidades, mas, só o uso da emoção também não favorece nas escolhas. É possível a qualquer pessoa propor questões filosóficas. De fato, na medida em que somos seres racionais e sensíveis, sempre damos sentido às coisas. Esse filosofar espontâneo de todos nós, chamamos de filosofia de vida. A Filosofia acontece no dia-a-dia da nossa vida, basta nos darmos conta disso.
Realmente Edislaine é exatamente quando nos deparamos com alguma dificuldade que surgem os questionamentos: Por quê? O que é isto? Como pode acontecer? Como vou fazer? E para nós que temos uma crença indagamos: Será que Deus nos esqueceu?
ResponderExcluirMas há a necessidade de usarmos a razão para conseguir superar qualquer que seja a dificuldade em encontrar a solução.
Edislaine, é importante que todo o ser humano tenha a sua Filosofia de vida, analisar quais as melhores escolhas para viver bem. Muitas vezes fazemos escolhas certas e muitas vezes erradas, mas é importante que através dos erros possamos aprender buscando sempre acertar para tornarmos pessoas melhores a cada dia.
ResponderExcluirGenilza